Bondade e maldade

Podemos simplificar o conceito de bem e mal de uma forma empirista e se quisermos ainda podemos ver como a base das crenças e ideais de felicidade baseiam-se em uma mesma perspectiva. Vamos a partir da observação comum definir o que é bondade e maldade.

Teoricamente você é maldoso quando age, seja intencional ou inconsequente, de forma a causar dor – física ou mental – a alguém, ou seja, quando prejudica a vitalidade de outro ser. Você é bondoso quando faz alguém sair de uma situação ruim, de dor, ou quando proporciona ao outro um momento de ‘felicidade’ sem consequências dolorosas previstas.

Basicamente o sistema racional de bondade x maldade da vida resume-se a evitar a dor – para si e para o outro – e em proporcionar momentos ou condições para o desenvolvimento da felicidade. Partindo dessas ideias podemos ver que esse é um conceito que independe de crença para ser aplicado, e vai além, dá a maioria das crenças, ideais e filosofias a ideia sobre agir com razão ou com o ego.

E claro, se houver algo que transcende nossa realidade que seja baseado nos ideais racionais humanos de justiça e bondade, algo que responde a fé humana e que equivale a razão ideal, o sistema da vida mostra-nos o caminho sobre o que é ser empático e que não devemos ir contra a vitalidade dos seres. Simplesmente devemos evitar os atos ruins e preservar os bons.

Anúncios

2 comentários em “Bondade e maldade

  1. […] Já devemos dar por aceitas as coisas imutáveis que estão em nós e nos outros como a espécie, a cor, o sexo, a sexualidade. Já coisas que afetam negativamente outras vidas devem ser contestadas, simplesmente porque não existe o direito de prejudicar e sim o direito de existir e também o de preservar – e de buscar – a boa existência. O que quero dizer é que não existe certo e errado nas predisposições da vida, desde que não ocultemos a verdade para com o outro, mas existe sim certo e errado nos atos. […]

    Curtir

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s