Por que você é de esquerda?

Ao ler essa pergunta parei, pensei e escrevi a minha resposta:

Sou de esquerda por acreditar que todas as pessoas tem o direito a uma vida razoável e digna, sem misérias. Já pensando de uma forma mais filosófica, acredito que é uma negação do caos, uma forma de empatia e apreço a vida, de um modo geral é a honra a razão e a repulsa ao egocentrismo, é harmonia e respeito.

A ideia de aceitar a exploração humana como no mundo animal se faz, do mais forte destruindo o mais fraco me incomoda e, de certa forma, anula o que nos excluiria da selvageria, a ideia de cooperação e de elo. É uma esperança possível para o mundo real. Não que eu esteja negando que haja uma hierarquia entre os humanos, ela existe sim, mas ela não deveria ser tão arbitrária, segregacionista e, portanto, injusta, ela deveria ser sustentada por um convívio menos exploratório, com mais justiça social e com melhor distribuição das coisas para que assim o topo fique mais perto da base.

————————

ATUALIZAÇÃO: Eu não necessariamente me digo mais de esquerda ainda que possa ser classificado desta forma, agora me digo-me progressista e libertário mas no sentido anarquista da palavra, que busca uma sociedade horizontal.

Um comentário em “Por que você é de esquerda?

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

