Hierárquico VS Igualitário

Para alguns humanos a evolução está pautada na ideia de bem comum, do bem estar mútuo – e pode-se incluir os animais sencientes -, o que leva-os a acreditar na igualdade, ou ao menos em sociedades com poucas desigualdades e distante de opressões recorrentes. É por estes defendido o discurso de que não devemos aceitar o mundo como ele é, por termos a capacidade moral de administrá-lo de forma justa, então devemos o fazer. Para eles a anti-naturalidade proposta pela razão é o caminho favorável ao desenvolvimento de um mundo melhor, o progresso se faz assim. Assim o termo progresso  está atrelado aos ideais igualitários, que insistem na anti-animalidade do homem.

Os humanos igualitários tentam modificar o meio a fim de equalizá-lo, seja com práticas pequenas ou drásticas.

Já para outros a evolução está relacionada ao poder de dominação, exploração, subordinação, indiferença e manipulação do meio, ou seja, estes são os que defendem as hierarquias e injustiças que elas conservam. Nos hierárquicos há uma visão de naturalismo, em que auto-atribuem o direito de praticar tais ações, ou seja, a persistência sobre a “antiga natureza” invoca uma justificação para as ações cometidas.

Os humanos que acreditam nas hierarquias, se condicionam a conservar as supremacias que lhes convém.

As hierarquias são mantidas geralmente por imposição, por hereditariedade e força, não fundamentalmente por mérito. Essas hierarquias permitem então uma moralidade subjetiva e falha, logo, é necessária a moderação dos  ideais, que são naturalizados como hierárquicos, para que não se tornem amorais.

A ambição de uma evolução não pode se tornar arrogância e a inferiorização do outro pautada na ignorância permite isso. O conhecimento leva o ser a se desprender dos preconceitos sustentados pelas tradições. Nisso é possível constatar que há um potencial cooperativo no ser humano, mas quando estes agem hierarquicamente e de forma individualista isso é rompido.

A questão é o ser humano deve agir pautado pela sua capacidade racional e cooperativa ou deve prevalecer como um animal hierárquico?

Complemento: [link]

Anúncios

Um comentário em “Hierárquico VS Igualitário

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s