Para todos aqueles que já causei algum mal

O pedido de desculpas não muda os fatos ocorridos, não volta o tempo e altera as ações cometidas e a dor infligida, não traz de volta a plenitude de quem carrega sequelas, não traz de volta a vida de quem teve ela tirada.

No passado eu já entrei em conflitos violentos que poderiam ter sido evitados, já briguei na escola, já xinguei estranhos por esteriótipos ou por aquela rasa primeira impressão, já comi carne, já me relacionei com pessoas sem ter a intenção de tê-las como amigas (vulgo usar). Tudo isso era evitável.

Como grande parte dos indivíduos já fui bastante machista, especista, etc. Foi, e é, bastante trabalhoso desconstruir estas ideias, aliás tendo boa parte da família, amigos e colegas que sequer o fizeram fica bem mais difícil. No passado fui bastante ignorante em termos de ética, mas hoje, graças as reflexões que me levaram a ela, sou mais livre que ontem e espero amanhã ser mais livre que hoje. Para tal respeitar o outro é dever e não deve ser feito só por segundas intenções.

Já pude rever grande parte do que me ensinaram e remodelar as bases, diante disto hoje meus atos são de total responsabilidade minha, não sou vítima de nada, não culpo a nenhuma divindade, a minha classe social, ou a minha família, ainda que compreenda pessoas que sustentem suas visões autoritárias devido a estes fatores.

Me considerando assim, livre, qualquer erro que eu volte a cometer será por burrice e não mais por ignorância, e se eu fizer espero que me diga, mas que diga com sinceridade, aponte o erro e me critique.

À todos indivíduos que já causei algum mal, não estou honrado por algumas atitudes no meu passado, mas felizmente eu mudei e sabendo quão bom isso pode ser desejo que mudem, que expandam a consciência, aprendam sobre ética, sobre liberdade, sobre amor, e pratiquem, evita a dor e aumenta a sua plenitude e a do outro, tal mudança é fundamental para um mundo que podemos chamar de melhor. Desculpas não mudam nada, mas evitar repetir erros e evitar cometer novos, sim, muda muito. É gratificante.

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

