Diversidade política: Processo dialético a favor do progresso

Para não nos tornarmos lunáticos devemos saber que em todos os tipos de corrente de pensamento há membros ‘bons’ para a sociedade e membros ‘maus’, sejam eles capitalistas, socialistas, comunistas, anarquistas, liberais, etc. O que vai dizer se são bons é a base ética e empática, e claro, suas ações quanto a isto. Os fanáticos rivalizam de uma forma binária e maniqueísta todo aquele que discorda da sua visão, e tende a tentar combatê-lo de forma violenta, pois é um inimigo (imaginário) de guerra, e nisto não há empatia é apenas auto-defesa, medo.

As ideologias políticas são apenas formas diferentes de propor a mesma solução, meios diferentes para o mesmo fim, que é o bem estar mínimo comum, para tal sob todos os ideais precisamos da igualdade de direitos e da justiça, quando não o tem, podem ser descartadas por incoerência lógica. Sem a ideia de progresso não há ideal que se sustente.

O debate quanto a tais posições fortalece o senso crítico e gera possíveis soluções para os conflitos sociais, quando feito de forma respeitosa todos temos a ganhar.
Eu, particularmente, tenho críticas a todas as ideologias partindo da visão do bem estar comum (quando ambas abrem brechas para a violação da liberdade individual, dos direitos básicos, seja pelo coletivismo ou pelo individualismo), portanto, sou de visão política ‘sincrética’ onde acredito em pontos diferentes de diferentes ideologias. Não acredito que o Estado seja de todo mal, nem o mercado, nem a propriedade privada, nem a ausência de ambos (que poderia ser atingida num mundo onde houvesse extrema compaixão e colaboratividade, o que ainda não é o caso), sou um pensador livre e estou sempre aberto ao debate e ao aprendizado, acredito também que se as pessoas fossem assim, abertas ao diálogo, não combateríamos “inimigos”, combateriamos as idéias ruins e seríamos mais efetivos no que tange a humanidade prosperar.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s