Máquinas acabarão com o mundo?

Se pararmos pra pensar nossa ‘inteligência’ é tão artificial quanto a das máquinas, pois é fruto da evolução. Biologicamente todas as capacidades cognitivas e sensoriais são frutos disto (se há ou não um sentido ou criador para tais mecanismos é um debate mais direcionado a teologia que a ciência é apenas especulação). O cérebro humano é uma bela ‘máquina’.

Evoluímos por diversos fatores, mas sem dúvida a aprendizagem com erros e acertos foi algo fundamental para chegarmos neste patamar. Fato é que os humanos desenvolveram linguagens matemáticas complexas, para comandar máquinas, daí somando-se isto a computação e a robótica surgiram novas questões filosóficas.

Atualmente, estamos começando a programar máquinas que aprendem desta forma, como é o caso da empresa comprado pela Google DeepMind Technologies, eles desenvolveram uma rede neural artificial (RNA) capaz de aprender a jogar em nível comparável ao de um expert, sem ter sido previamente programada para isso. Já a empresa SoftBank desenvolveu um robô capaz de interpretar emoções e socializar. São grandes avanços que despertam dúvidas.

Claro, máquinas inteligentes dependem de várias coisas agregadas como Técnicas de aprendizagem, Algoritmos evolucionários e Teoria dos jogos. E nós humanos ainda não estamos completamente entendidos de como funciona nosso próprio cérebro e este é um ponto essencial para desenvolvermos máquinas superinteligentes.

Em filmes como Eu, Robô e Matrix, no futuro os robôs se rebelam contra os humanos. Em outros filmes como O Homem Bicentenário e Her, eles aprendem a socializar. Estas são questões recorrentes na ficção científica. Mas não há nada que ateste que essa ficção não possa se tornar realidade. A ciência mostra-nos que tais hipóteses são reais. Temos os primeiros passos para tal, se irão se concretizar assim ainda não sabemos. Mas ficam as questões: Será que estamos muito longe disto? A inteligência das máquinas superará a inteligência humana? Elas podem nos dominar em algum momento? O quão longe a inteligencia das ‘máquinas’ pode chegar? Quanto tempo isso vai levar?

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s