O indivíduo cínico

O humano é em primeiro momento indivíduo, subjetivo, e depois ser social, grupal. Como indivíduo qualquer humano naturalmente, diante das relações sociais, tem a capacidade de se corromper para o auto-favorecimento. Diante disto ele é capaz de cometer qualquer crime, dentro das normas sociais estabelecidas legalmente e também de contratos informais, ambos que dependem da confiança entre as partes. É capaz de assassinar, roubar, fazer cartéis ilícitos, de violentar, de explorar, de trair. Junto a tais ações ele pode fazer-se de desentendido, omitir, mentir, de tentar acabar com evidências e provas, tentar fazer acordos para que não seja punido. No fim, hipocritamente, é possível que reclame aos outros à honestidade. Aí conclui-se o indivíduo cínico.

Vemos isto constantemente nos jogos políticos, mas isto não exclusivo apenas aí, pois dificilmente alguém nasce com um cargo importante dentro das instituições estabelecidas de poder. É possível perceber tais práticas no dia a dia, ela é corriqueira, os indivíduos presentes nos “grandes” jogos de poder como aqueles que estão a frente de grandes instituições do mercado ou do poder público, em instituições governamentais, são figuras públicas, portanto, estão mais visíveis, e claro, são personagens mais fadados a grandes erros pois revelam em suas funções maiores responsabilidades, mas não deve-se isentar a culpa das pequenas ações de corrupção.

A vergonha e a culpa são fundamentais para que não nos tornemos cínicos, pois se não tivemos consciência disso corremos risco de revelar em nós este lado sociopata. Sejamos mais honestos e menos cínicos se queremos cobrar o outro de que não deve ser corrupto, porque tudo nasce pequeno, até mesmo a grande corrupção.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s