O que é verdade?

Verdade é aquilo que existe independente do que achamos.

Mas o que existe?

Existe tudo aquilo que interage fisicamente.

Sendo assim uma interação que eu tive com algo que creio, por exemplo, uma experiência transcendental, é verdade?

Não necessariamente. Você a chamará de verdade pois acredita muito que aquela interação foi real, e que prova que algo existe. Tal interação pode não ter sido verdade, ter sido uma ilusão premeditada por suas crenças. Ela pode ser uma projeção de verdade e não uma verdade. Para ela servir de parâmetro e poder ser chamada de verdade é necessário que você consiga replicá-la para além de si mesmo, para que os outros consigam ver tal verdade também, caso contrário só teremos verdades subjetivas, e serão milhões, e não uma verdade objetiva. Se há uma suposta realidade maior, por trás, da física, ela poderia ser chamada de física, mas para afirmá-la teríamos antes que descobri-la.

E qual é a melhor forma de obter verdades objetivas?

O método científico. O método científico se constrói com alegações e provas dessas alegações, ou seja, são coisas que podem ser replicadas. Por exemplo, a gravidade, se você atira uma pedra para qualquer que seja a direção ela vai de fato cair de encontro ao chão, tanto para você, quanto para o resto das pessoas que habitam este mundo. A gravidade é uma verdade objetiva, ela existe independente de você aceitar ou não. O mesmo vale para uma parede de concreto, nenhum ser humano consegue atravessar uma rígida parede de concreto sem quebrá-la, é um fato. As verdades objetivas são os fatos.

Se eu supor verdades subjetivas isto quer dizer que elas não existam?

Não. A ciência precisa e sempre precisou de suposições para descobrir os fatos, para algo ser chamado de fato alguém teve que relatar que este algo existia. Alguém teve que observar e supor que existia a força gravitacional para explicá-la, alguém teve que supor que somos construídos por diversas moléculas, alguém teve que supor que a terra é redonda, alguém teve que supor que estamos em uma galáxia, e assim por diante. Se você tiver uma suposição razoável, que tenha alguma forma de ser falseável, de ser testada, você poderá tentar prová-la posteriormente se tal ideia passar nos testes e suprir os testes das outras pessoas , você mostrará para todos que é um fato, que é uma verdade, e então ela será o novo paradigma a ser refutado ou melhorado. Lembrando que não se pode ignorar os paradigmas a menos que você consiga provar que estão errados. A ciência progride e vamos entendendo melhor os fatos, o que existe, o que é verdade, ela tem que ser para todos, senão fica no mundo das ideias, é um achismo.

Anúncios

Um comentário em “O que é verdade?

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s