Figuras públicas e discursos separatistas

É óbvio que figuras públicas, sejam elas do entretenimento ou da política, tem o poder de influenciar comportamentos e propor mudanças de hábitos, desta forma elas – mesmo sem querer – detém responsabilidade pelos seus discursos, ainda que não se proponham a tal. Essa responsabilidade vem de todos nós, mas indivíduos públicos, obviante, tem muito mais. Quando alguém com nesta categoria faz discursos separatistas, expressa em suas crenças racismo, sexismo, xenofobia, homofobia, etc, logo sabe-se que haverá pessoas que reforçarão tais ideais, se inclinarão ou vão reforçam a repulsa ao diferente. Vindo de um comediante pode até ser infantil, pois ele é especialista em fazer as pessoas rirem, apelar a tais coisas para ele é um recurso – ou não -, dá-lhe dinheiro, mas vindo de uma figura pública que se insere na política é execrável, e assustador.

Outro ponto é, a culpa é mesmo das figuras públicas e seus discursos ou é do indivíduo que não tem o senso crítico e segue cegamente tais ideias? Hitler foi o culpado do nazismo ou cada um da multidão exerceu o seu papel fundamental para a construção de um estado totalitário? A responsabilidade direta do assassinato de um homossexual, por exemplo, não é de alguém que diz não gostar de homossexuais, e sim daquele sujeito que teve coragem de usar da violência para infringir a liberdade do homossexual? Parece que aquele que só fica no discurso, da intolerância, tem a responsabilidade indireta. Ambos soam culpados mas um em grau prático outro de incentivador.

Sendo assim, se figuras públicas que tem cargos estatais tem carregam uma grande responsabilidade indireta não seriam eles passíveis de cassação política para prevenir uma suposta desordem social que vá contra os ideais de igualdade que se fazem na constituição? Ou resta a punição apenas aqueles que praticam os atos depois que as vidas das vítimas já foram ceifadas? Eis um questionamento que não tenho resposta concreta, por enquanto me resta torcer, e criticar, para que as pessoas despertem da alienação que é seguir pessoas com ideais assim.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s