Bolsonaro, um populista

Vamos a uma pequena definição de populismo:

“O termo populismo é utilizado para designar um conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas e o líder.”

Agora outra definição:

“Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático.”

Ambas definições caem como uma luva em Bolsonaro, mas há quem diga que porque ele fala em tirar direitos do trabalhador, discursa contra os movimentos sociais (movimento feminista, movimento negro, movimento LGBT, ambientalistas), fala mal de sindicatos entre outras coisas ele não seja populista. Mas é exatamente isso que o torna populista, seu discurso conservador.

É preciso analisar o contexto para definir alguém como populista, o populismo pode ser usado tanto para dizer coisas extremamente progressistas como coisas extremamente conservadoras, e no contexto atual de crise política e econômica ele se encaixa exatamente neste conceito. Bolsonaro está se aproveitando do momento conturbado e do ódio gerado contra o governo atual, o PT que é considerado um partido de “esquerda” — na atualidade há controvérsias — , e vem apropriando-se da natural ascensão conservadora, desta forma ele utiliza-se desse maniqueísmo para angariar votos. Diante disso discursar contra direitos humanos, movimentos sociais, entre outras coisas faz bastante sentido — discursos extremamente conservadores — neste momento de declínio de ideias ‘progressistas’ é uma jogada populista, por isso suas estratégias tem sido eficazes, mesmo que sejam consideradas extremamente idiotas numa perspectiva social.

Podemos dizer que Bolsonaro age como idiota – um idiota desumano por ter discursos homofóbicos, racistas e fazer elogios a ditadura militar, ideais que ferem a ideia de liberdade individual e de um sistema democrático – mas se ele não é inteligente convenhamos ele é bastante esperto. O mesmo tem acontecido nos EUA, Ronald Trump figura que está em destaque também tem usado discursos contra minorias para tentar ganhar votos (os bigrotrys adoram-os).

Ambos políticos usam estratégias agressivas que geram polêmica e expõe seus nomes incessantemente, isso faz com que pessoas muitas tenham contato com seus nomes, então obviamente pessoas com pouca orientação política ou mesmo conservadores ao saber de suas ideias colocam-nos como salvadores da pátria, messias em seus respectivos países.

Vai dizer que nunca viu as pessoas dizerem por aí que Bolsonaro é um político honesto e tirará o Brasil da lama? Alguns de seus defensores beiram a idiotice resmungando “#bolsonaro2018” em qualquer post com cunho político numa espécie de futurologia quando se quer sabemos se ele vai ser relevante nas próximas eleições, talvez não passe de uma Luciana Genro, que ficou bastante conhecida mas não passou nem perto de fazer oposição aos partidos realmente poderosos – as pesquisas tem apontado isto até agora.

É preciso ser esperto para ser um bom populista, é preciso ter boas estratégias, e é o que ele faz, mas não é preciso usar ideias muito inteligentes para tal. Hitler e Mussolini foram populistas e sabemos que eles não fizeram coisas que podemos chamar de muito boas. Usar discursos retrógrados neste momento de crise política e econômica é um ‘golpe de mestre’, ou só um belo golpe mesmo, nos progressistas, quissá na política como um todo.

“Qualquer populista que ofereça soluções fáceis (e radicais) para os gritos da turba corre sérios riscos de vencer democraticamente uma eleição.” (João Pereira Coutinho)


 

LEITURA RECOMENDADA
Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s