Binarismo político

Vivemos em tempos de “guerra civil” na internet, é possível perceber que a polarização e o espírito tribal reinam. O maniqueísmo está presente, as visões políticas são vistas como times e as partidas são cheias de agressão verbal. Vemos neste cenário embates e não debates, as pessoas não entram numa discussão para aprender e sim para tentarem impor suas visões. Ainda pior é ver o quão raso são as ideias expostas, cheias de contradições lógicas e falácias, simplismos e esteriotipização. Muitas pessoas estão absurdamente enviesadas com dogmas fragilíssimos se postos a luz de uma análise séria, além disso há um usual discurso de ódio que desrespeita o próximo. Tal autoritarismo claramente nos leva a propostas intolerantes e separatistas.

A dúvida que fica é como se pretende uma sociedade civilizada se nem ao menos o diálogo é razoável? Não existe neutralidade ainda que tente-se declará-la, então não há mal algum em se posicionar, mas no debate de ideias é necessário que controlemos os sentimentos e sejamos racionais. Precisamos estar dispostos a ouvir, considerar o diálogo como ferramenta importante para a democracia, para tal admitir os erros é necessário, claro, precisamos ser, sobretudo, éticos – que é fundamental para qualquer ideologia, pois posições que só buscam beneficiar a si mesmo não são sustentáveis do ponto de vista lógico visto que vivemos em ambientes compartilhados – e não moralistas demagogos e hipócritas, só assim podemos buscar o progresso e uma sociedade mais pacífica.

Abaixo alguns vídeos que mostram o porque as pessoas se comportam desta maneira:

E também alguns textos:

É necessário salientar que há pessoas impossibilitadas de pensar criticamente visto que são ortodoxas, mas estas são minoria.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s