É golpe, mas é golpe branco

Poder é queda de braço, pois traz benefícios. As associações políticas, representadas pelos partidos políticos, almejam o poder e suas benesses, até aqueles partidos pequenos – de aluguel – que não disputam diretamente o poder, por falta de força política, se aliam aos partidos maiores para colher vantagens. Essas alianças estão constantemente fazendo estratégias para assumir o poder, seja marketing de difamação, seja por auto-promoção, seja por brechas na constituição.

A intenção das associações políticas é chegar ao poder. O interesse é sempre de superar aquele que está no poder.

A derrubada da presidenta Dilma ocorreu pelo último motivo e por isso vem sendo chamada de golpe, pois os partidos políticos que se articularam para que isso acontecesse. Mas afinal é golpe?

Deve-se lembrar que as palavras são flexíveis e podem ter vários significados. No meio da discussão política há duas definições de golpe que se aplicam ao contexto. O termo golpe pode ser referente a golpe de Estado, quando toma-se o poder de forma ilegal, desrespeitando a constituição vigente, como na época da ditadura militar, ou pode ser ser relativo ao termo golpe branco, que serve para se referir uma forma conspiratória de assumir o poder dentro da legalidade, o que há muitas evidências que corroborem com essa tese.

O que vem ocorrendo não pode ser considerado um golpe de Estado, pois para tal necessitaria que o poder fosse tomado de forma ilegal, e o impeachment é constitucional e se fez sobre uma brecha administrativa, todavia é razoável que se chame de golpe branco pois tentou se assumir o poder pelo poder e não necessariamente visando o bem do povo – a gravação reveladora do ministro Romero Jucá dizendo que o impeachment barraria a operação Lava Jato, assim salvando uma elite política corrupta, ajuda a consolidar isto.

A aplicação dos termos citados independem da intenção. Portanto, não é golpe de Estado, mas pode-se chamar de golpe branco. Agora resta saber com que sentido os interlocutores estão usando a  palavra golpe, que tanto pode estar sendo aplicada de forma incorreta como de forma correta.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s