Somos todos egoístas

Toda ação humana visa algum benefício aquele que a faz. Quando se faz caridade, por exemplo, a ideia de diminuir a dor de alguém dá para aquele que ajudou alegria, por meio da empatia, então é sobretudo um benefício a si mesmo, apesar que para o outro o resultado do ato poder ser bem mais relevante por conta da necessidade. Até um suicídio visa cessar alguma dor, o que seria, na perspectiva do suicida algo bom para ele, é uma solução para quem não encontra uma saída para um problema em sua existência.

Somos todos egoístas, pois a razão da vida enquanto indivíduo é universal, é a busca da felicidade, ou no mínimo do bem estar. Mas podemos perceber que há níveis de egoísmo, o egoísmo natural é comum a todos mas o que fazemos dele tem ação direta no meio. Se uma ação tende a gerar mais bem estar ao invés de mais sofrimento ela é melhor, independente de sermos egoístas. O que chamamos de bondade ou maldade é intrínseco ao resultado das ações que intencionalmente cometemos e não a supostos mandamentos religiosos ou políticos.

Diante de tudo isso vale ressaltar uma coisa, é importante quando nos declaramos e lutamos – de forma racional – a favor da liberdade, da igualdade e da justiça uma vez que ao fazemos isto afirmamos que nossos valores coletivos provindos da empatia nos fazem felizes, e enquanto sociedade isso é ótimo pois tende a gerar um equilíbrio, algo fundamental na existência social. Portanto ideologias com princípios éticos e suas respectivas aplicações práticas são muito mais coerentes que aquelas ideologias que geram violência, sofrimento desnecessário e desequilíbrio.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s