Sobre a expressão “estuprador em potencial”

Quando uma mulher diz que todo homem é um estuprador em potencial ela não quer dizer que todo homem estuprou ou estuprará alguém, ela quer dizer que diante dos muitos casos de violência contra mulher relacionados ao crime de estupro não havendo como saber quem pode ou não cometer um ato deste todo homem se torna um possível estuprador. Ou seja, contextualizada, a frase tem que ser aplicada a sociedade na qual se tem presente a cultura do estupro, da objetificação da mulher e do machismo.

A frase em si é ruim pois é ambígua, a mensagem não é clara, vi boa parte das pessoas interpretaram da forma pejorativa onde todo homem tem potencial para estuprar e não a que diz que qualquer homem desconhecido pode ser um estuprador, estas pessoas que interpretaram mal acabaram por recriminar, pois ao não entenderem a ideia.internalizaram a crítica. Não sendo a mensagem objetiva gerou-se muita confusão acerca da expressão e ela pode ter sido contraproducente.

Captura de Tela 2017-05-05 às 16.53.03.png

Resumo da obra: a generalização é feita por auto-defesa. Se você não é um sujeito que faz as besteiras que elas estão falando é só ficar tranquilo.

Obs.: Em primeiro momento eu até cheguei a interpretar da forma ruim, mas quando me mostraram o que a frase se propunha percebi que ela é bastante simples, para uma mulher que não me conhece eu sou mesmo um estuprador em potencial. Essa expressão é sobre o medo da mulher diante de homens desconhecidos e o que legitima isso são os números.

Anúncios

Um comentário em “Sobre a expressão “estuprador em potencial”

  1. Valeu sua intenção de tentar compreender o que quer dizer “todo homem é um estuprador em potencial’, mas não está correta sua interpretação!
    Pra compreender a frase, antes de tudo é preciso compreender o machismo como uma estrutura de poder em uma sociedade pensada para manter os privilégios de uns sobre outros, e no caso do machismo; do homem sobre a mulher.
    Agora, pense que a cultura do estupro está legitimada em todos os lugares, de forma direta ou indireta. E por fim, compreenda que, sendo um homem numa sociedade patriarcal, ser um estuprador ou não, é uma questão de escolha.
    Ilustrando; homens estupram mulheres.
    O risco é eminente a cada momento – conhecendo ou não o homem em questão – casos de violências sexuais ocorrem muitas vezes DENTRO de casa, com pais, avôs, padrastos, irmãos e etc. Então, sim: TODO homem tem possibilidade de estuprar alguma mulher, se ele vai fazer ou não será uma questão de escolha. Logo, da perspectiva das mulheres, que são TODAS potenciais vítimas, TODO homem é um potencial estuprador.
    Entendeu?

    Curtir

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s