Tragédias da semana

Dois fatos ocorridos nos últimos dias me geram dois sentimentos diferentes e antagônicos. O primeiro é o lamentável desastre de avião da chapecoense que destruiu um time que construia uma bela história e que eu ocasionalmente comentava e elogiava sobre como suportava a elite do futebol brasileiro. Apesar do luto este episódio acabou revelando a compaixão, uma comoção mundial e um surpreendente e sincero carinho de pessoas que não conheciam de verdade a chapecoense, e isto é tocante e me emocionou.

http://glo.bo/2gKch9Y

O segundo acontecimento foi a pec50, algo bastante bizarro, ter passado. Michel Temer sancionou a lei tornado vaquejadas, rodeios e outras práticas cruéis contras os animais patrimônio cultural. Aí mostra-se que os interesses privados atropelaram os interesses públicos, previamente foi possível ver que na consulta pública sobre esta PEC o não deu lavada. Sob argumentos de tradição e cultura esta prática inconstitucional de acordo com a decisão do STF foi aprovada numa estratégia traçada entre os políticos e o lobbying que lucram sobre tais atividades. Um verdadeiro retrocesso, assim como outras tantas PECs que estão tramitando e que, provavelmente, ainda virão.

consultapublica_pec50

Como se diz na internet, estou desapontado, mas não surpreso. Os humanos em geral tem uma empatia seletiva, quando são expostos a uma tragédia que envolve vítimas humanas eles se comovem bastante, quanto a animais só quando são animais que consideram fofos, como aqui é mais o caso de cachorros e gatos, para a fé deles me parece que só os humanos merecem a vida e só eles vão ao céu.

Tenho raros motivos para ser otimista e vários para ser pessimista no que diz respeito a humanidade. Eu lamento ambos ocorridos, desejo força as famílias das vítimas do Chapecoense. Quanto a pec, quero que a lei seja revogada com uma ação direta de inconstitucionalidade e que a liberdade dos outros vença o sadismo e de alguns.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s