“Apaga que dá tempo”

Frequentemente quando estamos nas redes sociais nos deparamos com os seguintes comentários sobre alguma postagem ou retrucando outro comentário:

“apaga que dá tempo”, “tá passando vergonha”, “você não deveria postar algo idiota assim”.

É recorrente esta expressão de indignação com memes e/ou xingamentos. Eu vejo dois problemas quanto a isto. Um é a falta da contra-argumentação. Se alguém disse algo que achamos idiota, que seja falacioso, é mais plausível que alguém se pronuncie de forma didática mostrando porque aquele comentário foi idiota – sim, é preciso ter a paciência de explicar -, ao meu ver essa é a melhor forma de apontar o erro e tentar fazer com que a pessoa reflita sobre o que pensa e que outras pessoas possam ver isto também aprendendo a analisar discursos. Dizer que algo é simplesmente idiota não diz se de fato aquilo foi ou não idiota, afinal o que é idiota para um não é para o outro, precisamos apontar o que é ou não idiota com argumentos sólidos e claro, honestidade.

O segundo problema é a censura. Se alguém disse algo absolutamente idiota é direito desta pessoa, desde que não seja crime, e se for crime é preciso fazer uma denuncia, ponto.

Eu acho que é interessante que as pessoas se expressem, até mesmo a mais idiota delas, afinal, como saber quem são os idiotas se privarmos eles de expressarem suas ideias? É a partir da expressão delas que podemos com novos argumentos tentar convencê-las que estão sendo idiotas, só assim podemos buscar um mundo com menos idiotas.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s