O conservador

O conservador político é aquele que vive no passado e não aquele que diz que quer preservar as coisas boas. As coisas boas obviamente alguém que se diz progressista quer conservar. Os tempos mudam, as tradições tornam-se intoleráveis, o padrão de família aprimora-se, o tempo de trabalho tende a ser reduzido e não aumentado, mas o conservador pensa que o diferente daquilo que foi criado é anormal e grotesco, sua visão de mundo é pequena, preconceituosa e limitadora, então se lhe é dado poder aqueles que pensam diferente e convivem com ele se ambientam em sistemas opressivos. Sua política é voltada para o que apela ao seu saudosismo ou ao resgate do que seu “deus quer” esquecendo que as pessoas podem acreditar em outros deuses e terem outras convicções. Claro, o conservadorismo não é exclusivo daqueles que se dizem de direita, há nos sistemas políticos de esquerda sistemas opressivos.

Num futuro breve, se a humanidade não se extinguir por conta de guerras e da destruição do planeta por conta da cobiça, entraremos numa época de computação cognitiva e do machine learning, da manipulação genética em larga escala, transhumanismo, ciborgues, biotecnologia, biohacking, alteração neurológica com inserção de conhecimento, inteligência artificial avançada, alimentos artificiais gerados sem sofrimento e muitas outras coisas que hoje ainda nos impressionam, mas o conservador está pensando num moralismo onde homosexualidade é abominável, as mulheres devem servir aos homens e violência contra animais tudo bem – ele pretende resgatar os “bons costumes” e até apoia violência para tal. Ele vive mais no passado que no futuro e por isto tem uma nostalgia inconsequente, sua visão filosófica, política e social serve aos antigos e não aos novos.

Em terra de conservador, figuras políticas questionáveis, com discursos maniqueístas e populistas (ordem, violência, militarismo, nacionalismo) são adoradas. Apesar dos pesares, todo conservadorismo burro há de ser superado, e aqueles que habitarem no futuro lamentarão que tenhamos tido pessoas assim cheias de seguidores alienados.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s