Princípio de Progresso Moral

Quem se propõe a debater honestamente um assunto deve assumir a ideia de que se sua visão e argumentação for superada deve deixá-la. Propor-se a melhorar a si moralmente é um princípio que só traz benefícios sociais, pois visa sobretudo o bem comum e uma cultura de paz. Eu chamo isto de princípio de progresso​ ​moral, sua lógica é:

Se uma ​visão moral ​estiver ​sustentada ​em ​razões melhores ​do que ​outras, ​então presumivelmente ​é ​a ​que ​devo adotar ​(até ​aparecer ​alguma posição ​moral ​sustentada ​em ​razões ​ainda ​melhores).

Mas como sabemos o que é melhor ou pior, o que é verdade ou mentira?

De fato, as vezes ideias são meros ponto de vista, mas em boa parte delas – quando se propõe problemas sociais onde interesses humanos estão em jogo – pode-se encontrar ideias mais bem fundamentadas na razão e imparcialidade. Razão e imparcialidade são critérios para não se defender ideias esdrúxulas que não se sustentam nem para defenda daquele que a professa (por exemplo quando alguém assume uma visão racista, apesar de não perceber, pois está imerso numa falsa ideia de superioridade, o sujeito permite por lógica que o racismo o atinja também). Além disso, ideias ‘fortes’ tem que ter embasamento (para tal usa-se ciência com credibilidade e estatísticas) evitar contradições lógicas.

É a partir deste princípio, que demanda auto-crítica constante, que deixei de consumir animais, que apoio o tratamento igualitário e a diversidade entre humanos independente de raça, etnia, sexo, preferência sexual, religiosidade (tudo nos limites do respeito ao outro) e que é possível perceber perceber discursos autoritários e infundados dentro de ideologias e de movimentos sociais identitários.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s