A contradição presente nos movimentos sociais-ideológicos

Um movimento ideológico é iniciado, é o  _____ismo Ideal, anos depois há alguma revisões e os novos _____ismos começam a ser deslegitimados como não-_____ismo. Substitua a ideologia por veganismo, feminismo, liberalismo, socialismo, anarquismo e entenda.


Eis que se fundamenta uma ideologia, anos depois há algumas revisões e acabam surgindo novas correntes (rachas) dessa ideologia: pessoas que pretendem o mesmo ideal mas que discordam do meio para alcançar isso criam novas correntes.

A ideologia inicial, que demanda algum tipo de revolução ou educação constante por séculos, tende a recusar o jogo do poder e se opõe integralmente ao sistema que critica e por ser assim, menos pragmática, faz com que sub-correntes surjam. Apesar das diferenças há também pontos em comum entre as correntes iniciais e as vertentes subsequentes, o que as colocam sob o nome da mesma ideologia, porém com diferentes sufixos.

Após o surgimento das novas propostas, aqueles proponentes das ideias iniciais, os idealistas, começam a ser criticados e atacados e também a atacar e a criticar as novas propostas, assim se estabelece o conflito idealistas versus pragmáticos. É por este motivo que o feminismo clássico-idealista-radical ataca e é atacado pelos outros feminismos, o liberalismo clássico-idealista-radical ataca e é atacado pelos outros liberalismos, o socialismo clássico-idealista-radical ataca e é atacado pelos outros socialismos e que, mais recentemente, o veganismo clássico-idealista-radical ataca e é atacado pelos outros veganismos (que no caso são o pragmático e o interseccional).

Esses conflitos que surgem são bastante interessantes, de um ponto de vista estratégico, porquê eles acabam sugerindo as limitações – a autocrítica necessária – da aplicação dos ideais inicialmente propostos e fornecem boas ponderações, por outro lado eles podem ser ruins pois ao flexibilizar as ideologias, por vezes, criam argumentos bastante distantes do que inicialmente se propôs e têm o risco de prejudicar o alcance do ideal, ou seja, em suas medidas podem ser contraprodutivos em diversos aspectos, mas isso fica no campo da especulação e da opinião.

É importante ressaltar que nunca houve uma ideologia sequer que foi aplicada de forma imutável as suas diretrizes originais, as sociedades funcionam de forma desordenada e, portanto, a prática da ideologia demandou ajustes para atender às diferenças locais e culturais – o socialismo, por exemplo, teve vários líderes e várias mutações nas suas propostas para caber as diferentes sociedades em que foi aplicado -, neste ponto, requerer a imutabilidade e o purismo absoluto de uma ideologia é muitas vezes ingenuidade, pois apesar dela dever nos servir como fim ela também deve ter bases plausíveis para se tornar aplicável. Melhor dizendo, as utopias, que advogam pelo bem comum, devem servir para nos nortear, mas ao mesmo tempo devemos entender a melhor forma prática de alcançarmos ela – e para isso precisamos de ativismo estratégico pautado pela ciência, pelo comportamento humano e também pelo poder político. Um revolucionário sem poder nada faz, um poderoso sem revolução também não, por isso precisamos encontrar a medida que possamos fazer transformações relevantes.

Claro, há diversas ideologias que propõe poder por si só – como é o caso do machismo, do escravismo, do nacionalismo exacerbado, entre outros -, mas um ponto que devemos levar em consideração é que entre toda a totalidade a qual se atribui um ideologia que fale em nome da ética e do bem comum, seja ela qual for, há também muitos oportunistas e pessoas que buscam o poder pelo poder.

Fato é que dentro de qualquer movimento social há dissonâncias, é perceptível que há correntes que acabam sendo muito autoritárias e outras muito liberais e ambas precisam sempre de críticas para alinhar o máximo possível o ideal com a aplicação dele considerando o contexto, não sabemos qual delas pode nos levar a liberdade integral, por isso, para sermos ponderados, apesar de termos nossas posições, devemos ser, na medida do possível, ideologicamente agnósticos.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s