Como vai o mundo?

uma visão otimista das coisas através dos dados

Abaixo selecionei alguns vídeos que mostram que, ao contrário do que possamos pensar intuitivamente, o mundo tem progredido exponencialmente. Além disso, coloquei algumas visões de como podemos melhorá-lo ainda mais.

Como foi até agora?

Como melhorá-lo ainda mais?

O por quê disso?

Nós humanos somos naturalmente programados para nos favorecermos individualmente e aos grupos que pertencemos acima de estranhos. Apesar disso a nossa consciência moral e a solidariedade entre nós tende a ser expandida haja visto que a razão nos estimula a perceber que não pode haver nada de singularmente merecedor a respeito de nós mesmos ou quaisquer dos grupos aos quais pertencemos.

Apesar dessa programação egoísta, este padrão primitivo pode ser benéfico, senão superado. O raciocínio é cálculo e se calculamos – mesmo de forma egoísta – que há uma maior chance de sobrevivermos e aumentarmos nosso conforto se evitarmos conflitos e cooperarmos, esse modelo mental é a tendência advinda da racionalidade. Conforme as pessoas se tornam mais esclarecidamente racionais, mais responsabilidade epistemológica tem e mais seus compromissos tribais se enfraquecem, desta forma, na prática, elas buscam assegurar o prazer e a satisfação do maior número de indivíduos, mesmo que isto seja evitar prejudicá-los, isto é, quanto mais esclarecida for uma sociedade, mais a máxima de que pessoas e animais não são objetos descartáveis e que a vida deles importam é aplicada.

Com o desenvolvimento das sociedades temos reduzido a pobreza, melhorado as leis e vivido mais, por outro lado criamos novos problemas que precisamos enfrentar como o uso de antibióticos, a produção industrial de plástico, a produção industrial de carne, e suas consequências como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas, entre muitas outras coisas que nos colocam em risco.

Anúncios

Concorda, discorda, quer debater? Diga sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s